sábado, 2 de maio de 2009

Sem organização, trânsito na concentração do Caicófest fica complicado

Pedestres e ambulantes disputam o mesmo espaço

Os motoristas que trafegam no sentido Centro/Castelo Branco e vice versa, nas proximidades do posto policial do Bairro Nova Descoberta - onde está concentrada a saída do trio elétrico precisam de cuidado ao trafegar por lá.

Com a movimentação de pessoas e carros - por se tratar da saída do trio tem deixado o trânsito lento e arriscado. A faixa que compreende a o local é pequena, cerca de 1 km, mas importante – essa passagem é a que liga quatros bairros da cidade. A lentidão e o risco são devido ao excesso de ambulantes de bebidas e comidas que montaram suas barracas e seus isopores de cervejas no acostamento da pista.

As 20hs estive no local, horário quase aproximado da saída do bloco. Vi carros estacionados de forma irregular, pedestres em sentido contrário caminhando no asfalto, carros estacionados na pista - fazendo com que outros motoristas fizessem manobras arriscadas. Nesse tempo que permaneci, não vi nenhuma forma de organização do trânsito, ou seja, não vi controle sobre o tráfego, infelizmente.

Ivanilson Barros Júnior


Carnaval fora de época atrai muita gente com e sem abada




Foliões, trio elétrico e muita alegria

Não precisava de abada, foi assim que começou o carnaval fora de época Caicófest, ontem, dia 01, em meio a uma infra-estrutura duvidosa. Pessoas que vinham com abadas reclamavam de certos erros da organização. Uma delas foi à falta da corda, e das pessoas que a seguram, o cordeiro. Ou seja, todos sabem que a corda é a divisão entre, os que estão no bloco e os que não estão. Ponto negativo para a organização que, negou um direito do folião, e conseqüentemente fez muita gente comentar isso durante toda noite. Quero destacar a presença da Polícia Militar, da Polícia de Trânsito, e uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde. Não podemos esquecer que toda movimentação de rua precisa de uma condição mínima de segurança e, uma infra-estrutura de apoio com viaturas da polícia, dos bombeiros e de outros órgãos do estado, como o poder judiciário.

O percurso que se iniciou no bairro do Castelo Branco vindo em sentido ao centro da cidade, na Avenida Coronel Martiniano, atraiu muita gente – de abada, e sem abada. Concentração mesmo foi em frente ao posto Santana, aonde lá se vinha muita gente jovem, bonita, e de outras cidades, a espera do percurso. E lá também foi onde se encerrou a festa, ninguém sabia disso, principalmente os foliões do bloco. Durante esse tempo, houve acionamento da polícia, uns poucos exaltados tentaram começar uma briga, felizmente foi à única da noite, e por pouco tempo. A polícia chegou após a discussão, e quase inicia outra por motivos de não entender o que tinha se passado. Durante o percurso, o bloco e muitas pessoas que acompanham estavam em festa e alegria total, nesse tempo até uma chuva fina caiu.

Ontem, dia do trabalho, primeiro dia do Caicófest, a cidade festejou uma grande folia, e uma diversão das grandes, com direito a trio elétrico, alegria e gente, muita gente. O que foi visto, foi aprovado, e com direito a mais dois dias, hoje, dia 02 e, amanhã, dia 03. Alegria, encontros e diversão não faltaram nesse percurso que mostrou que o caicoense, gosta de festa, e como gosta. Nosso símbolo maior das festas em Caicó não são as bandas ou os eventos, mas sim as pessoas, elas sim representam nossa maior alegria, principalmente quando há reencontros, encontros e apresentações


Ivanilson Barros Júnior