sexta-feira, 22 de maio de 2009

36ª Exposição Agropecuária do Seridó começa hoje (22) e tem expectativa de negócios acima de 3 milhões





36º Exposição começa hoje e segue até o domingo 24


A 36ª Exposição Agropecuária do Seridó estará aberta nesta sexta-feira (22) a partir das 17h, no Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel, em Caicó – e, segue até domingo (24). O maior evento agropecuário do Seridó faz parte do Circuito Estadual de Eventos Agropecuários, promovido pelo Governo do Estado.

Com objetivo de ultrapassar valores de negociações do ano anterior, e fortalecer a pecuária seridoense, o secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Francisco das Chagas Azevedo disse que a expectativa no volume de negócios em Caicó nestes três dias de eventos deverá ser acima de três milhões de reais. Um crescimento de mais de 40% em relação ao ano passado. Já foram comercializados todos os currais oferecidos incluindo-se todos os espaços destinados a raça caprina e ovina. Serão comercializados também além de animais, implementos agrícolas.

Segundo o secretário, “para melhor atender aos criadores, a Sape está disponibilizando no Parque mais 30 currais novos além dos 40 novos construídos no ano passado aumentando a capacidade do Parque em mais de 50% além da modernização de algumas instalações como a área de torneio leiteiro e estrutura para atender aos tratadores de animais, com investimentos de mais 200 mil reais” conclui.

O parque de exposição já conta com a presença de diversos animais que se instalaram na noite de ontem (21), e durante a manhã de hoje (22). Com uma logística de 300 pessoas incluindo tratadores e criadores, esse ano os eventos organizados pela Secretária de Agricultura e Pesca (Sesap), ultrapassaram a marca de 42 eventos com investimentos de 18 milhões de reais. Cerca de 600 mil pessoas circulam nesses eventos promovidos pela Sesap. Ainda de acordo com Francisco das Chagas, o governo estadual vai investir, este ano, no Circuito Estadual de Eventos Agropecuários 2009 cerca de 9 milhões de reais na realização dos eventos. Esse dinheiro será aplicado em reformas, ampliação e construção de novos parques de exposição, esperando um crescimento em relação ao ano passado da ordem de 30% e fechamento de negócios de cerca de 178 milhões de reais.

Para Ricardo Valério coordenador de eventos da Secretária Estadual de Agricultura e Pesca (Sape), os destaques deste ano na 36ª Exposição Agropecuária do Seridó serão o 9º Leilão Seridó Terra do Leite, com o melhor da genética do estado, e a reclassificação de território livre de médio risco da aftosa com controle vacinal. Segundo ele, graças à elevação do status classificatório, o circuito estadual de exposições agropecuárias 2009 deverá apresentar crescimento significativo em volume de negócios e quantidade de animais de outros estados. “o status de área de risco médio com vacinação, permite os animais aqui comprados e comercializados na exposição poderem ser transferidos para outros estados” frisa o coordenador.

9º Leilão Seridó Terra do Leite

Um dos principais eventos, além dos julgamentos de animais das raças bovinas, caprina e ovina, será a realização do 9º Leilão Seridó Terra do Leite, promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) e convidados, no sábado, 23 de maio, à 17h, no qual animais de raças puras ou cruzadas serão colocados à venda pelo critério do maior lance. Serão levados à remate de 50 lotes da melhor genética do Estado, dos quais 40 serão de bovinos e 10 de ovinos. Para o leilão deste ano a Emparn estará disponibilizando 18 dos 50 lotes do leilão, todos de bovinos leiteiros distribuídos entre as seguintes raças: 6 lotes de Pardo-Suiço, 6 de Gir, 3 de Guzerá e 3 de Sindi. Os lotes estantes serão fornecidos por alguns dos melhores selecionadores do Estado.

Para os criadores interessados em adquirir os animais, as condições serão bastante facilitadas. As vendas serão financiadas em 16 parcelas (2 + 2 + 10 + 2), sem juros.

Além de marcar presença no leilão, a Emparn também participará da Exposição levando animais do seu plantel para as provas de pista. Um estande da empresa também será montado, onde serão feitas demonstrações práticas das pesquisas desenvolvidas pela instituição.

Está confirmada para o leilão, a presença de autoridades ligadas ao Governo do Estado, como o vice governador do estado Iberê Ferreira de Souza; Secretário de Agricultura e Pesca Francisco das Chagas Azevedo e o Delegado Estadual do Ministério da Agricultura Evadil Pereira.

Programação Cultural

A Exposição Agropecuária deverá atrair, ainda, a população em geral especialmente pela programação cultural. Haverá música ao vivo com apresentações de bandas e cantores. Nessa parte social se inclui restaurantes que estarão servindo pratos típicos da região. No total, é esperado um público acima dos outros anos, que chegaram a ultrapassar a marca de 10 mil pessoas.


Ivanilson Barros Júnior