terça-feira, 19 de outubro de 2010

FENAJ e o SINDJOR RN emitem nota de repúdio pelo assassinato de F. Gomes

O Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte (SINDJORN) http://sindjorn.com.br/ e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) http://www.fenaj.org.br/emitiram uma nota de repúdio pelo assassinato de F. Gomes.

Veja o comunicado na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte (SINDJORN) vêm a público repudiar a falta de segurança em nosso estado e o brutal assassinato do jornalista e radialista Francisco Gomes de Medeiros, ocorrido na noite desta segunda-feira, 18, na cidade de Caicó.

A notícia do assassinato de mais um jornalista em nosso país causa revolta e indignação, diante da barbaridade do crime contra um profissional que exercia diariamente a sua função com ética, competência e dedicação.

Está mais do que na hora das entidades de classe e à sociedade cobrar do Governo do Estado segurança e proteção para a população do Rio Grande do Norte. Está na hora da polícia sair dos gabinetes, parar de proteger quem está no poder ou quem tem dinheiro. Tem que proteger à população. Não podemos permitir que os bandidos continuem sendo o 1º poder, mandando, matando inocentes e fazendo justiça com as próprias mãos.

A orientação do SINDJORN é que todos os jornalistas adotem o luto nos seus postos de trabalho, como símbolo do repúdio ao assassinato de F. Gomes.

Nesta quarta-feira, 20, a Audiência Pública, que será realizada na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte para discutir os baixos salários da categoria o trágico assassinato de F. Gomes e a violência contra a classe jornalística serão colocados na pauta de discussão.

O assassinato de F. Gomes é um tiro certeiro no âmago de todos os jornalistas que não vão se intimidar, não vão se calar e vão continuar denunciando as barbáries que acontecem em nosso estado por causa da falta de segurança. Não podemos permitir esse ato terrorista contra a liberdade de imprensa que não pode ficar impune.

Federação Nacional dos Jornalistas

Diretoria Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte – SINDJORN”

Mistério cerca abuso sexual contra animais no Seridó

Ovelhas, cabras e bezerros são raptados e violentados. Cinco ocorrências já foram registradas este mês

Por: Júlio César Rocha // juliorocha@dabr.com.br


Os fazendeiros e criadores de animais no bairro Bela Vista, zona rural do município de Jardim do Seridó, estão apreensivos com uma situação inusitada e criminosa que vem ocorrendo com frequência na região. Animais de pequeno porte como ovelhas, cabras e bezerros estão sendo raptados de madrugada e abusados sexualmente por um homem ainda não identificado.

De acordo com informações do soldado Fonseca, da Delegacia de Jardim do Seridó, desde o início do mês de setembro já foram registradas cinco ocorrências de abuso contra caprinos e ovinos na delegacia. "Os criadores denunciam que encontram os animais com os órgãos genitais inchados e patas amarradas no meio do mato. O caso mais crítico foi registrado em um bezerro, que foi encontrado com uma estaca de madeira no reto e morreu dois dias depois", informou o soldado.

A última investida do maníaco segundo informações da polícia de Jardim do Seridó ocorreu na madrugada do último domingo, quando o acusado invadiu o curral da fazenda Petrópolis, amarrou uma cabra e levou para um local abandonado, onde teria acontecido o abuso sexual. A cabra foi encontrada na manhã do sai seguinte, segundo o criador do animal, as evidências do abuso seriam os órgãos genitais dos animais sujos de esperma humano e bastante inchados.

Segundo as ocorrências registradas na delegacia de Jardim do Seridó, o maníaco ataca os animais geralmente após a meia-noite e nos finais de semana. Além de abusos sexuais, outros maus-tratos de violência contra os animais como cortes e ferimentos, são praticados. A polícia ainda não tem pistas sobre o acusado, mas segue fazendo diligências. "Nós procuramos na área e pedimos a colaboração da população para denunciar qualquer ato suspeito, para que possamos prender esse maníaco", afirmou o soldado Fonseca.

fonte: http://www.diariodenatal.com.br/2010/10/19/cidades7_0.php



Morte do radialista F. Gomes tem destaque nacional

O homicídio do jornalista e radialista Francisco Gomes de Medeiros, popularmente conhecido como F. Gomes, foi noticiado com destaque pelos principais jornais do país. F. Gomes foi assassinado na noite de segunda-feira (18) na calçada de casa, na rua Professor Viana, no bairro Paraíba, por duas pessoas ainda não identificadas, que chegaram em numa moto e abriram fogo contra o profissional de comunicação.

Um dos jornais de maior circulação no Brasil, a edição online do O Globo noticia: Radialista é morto em emboscada em Caicó (RN). No mesmo site, o Blog do Noblat, a notícia é Radialista é assassinado no interior do Rio Grande do Norte. Outro jornal bastante conhecido no país, a Folha.com publicou: Radialista é assassinado no interior do RN.

O Estadão e a Istoé Independente, hospedada no portal Terra, também não deixaram de noticiar a morte do jornalista e radialista: Radialista é morto a tiros em Caicó, no interior do RN, no Estadão, enquanto na Istoé Independente publicou Radialista é morto a tiros em Caicó.

Do site da Tribuna do Norte – versão online

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/noticiario-nacional-destaca-morte-do-radialista-f-gomes/162875

Radialista F. Gomes homenageado durante toda manhã de hoje em Caicó

Carros passam em frente a Rádio Caicó (lado esquerdo da foto) e protestam a morte de radialista tocando as buzinas do carro


Prefeito Municipal, radialistas e população em geral prestam homenagens.

Não só a imprensa tem prestado sua homenagem ao Radialista assassinado F.Gomes: população de Caicó tem se mobilizado para dizer palavras de conforto. Durante toda manhã os carros que passam em frente a Radio Caicó, localizada na Av. Coronel Martiniano, tocam suas buzinas em protesto a morte do radialista F. Gomes. É lá que F. Gomes trabalhava atualmente. Por isso, a Rádio Caicó está de luto. Os protestos e solidariedade se estendem ainda por toda manhã de hoje, 18, a Imprensa Caicoense, em especial, a Radio Caicó presta solidariedade ao colega de trabalho.

O programa Muito Mais você, apresentado por Suerda Medeiros, está no ar agora com muita gente no estúdio prestando homenagens: Robson Pires, apresentador da Rádio Rural, Revil Alves, político, Jorge do Sesc, diretor do Sesc Seridó, Marcos Antônio, locutor 106FM, radialista Cardoso Silva, rádio Seridó e o Prefeito Municipal, Ridalvo Costa, órgãos da imprensa do estado: Tribuna do Norte, Diário de Natal, Novo Jornal, TV Seridó.

O Prefeito Municipal falou ao programa, às 11:30 da manhã e disse algumas palavras. “Isto choca a população, não só Caicó, mas Também do sertão Paraibano e do RN”. “Eu convido toda a população de Caicó, e da região para cobrar solução do crime”. Segundo o Prefeito Municipal, o Governador Iberê Ferreira de Souza e o Deputador Federal João Maia estão em Caicó, vieram para prestar sensibilidade em razão do falecimento do radialista.

Crime

O radialista da Rádio Caicó conhecido Francisco Gomes de Medeiros, 45 anos, popularmente conhecido por F. Gomes foi alvejado com três disparos de arma de fogo em frente à sua residência, no bairro Paraíba, zona sul, de Caicó, distante 292 km de Natal. O crime aconteceu por volta das 21h e o radialista foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e veio a falecer no Hospital Regional de Caicó.

F. Gomes é conhecido na região do Seridó por apresentar o programa Comando Geral: um programa diário com foco policial de grande audiência na Rádio Caicó. Por sempre tratar de casos policiais polêmicos, o radialista por vezes recebia ameaças de morte , chegando muitas vezes às ofensas a sua família. As investigações devem primar em reportagens recentes como a compra de voto por crack. (

Com características de pistolagem, segundo o delegado George Davi, haja vista que, os dois elementos chegaram encapuzados, atiraram sem reação da vítima, e logo em seguida evadiram-se do local; alguns moradores virão dois elementos em uma moto. As polícias Civil e Militar do Seridó tentam agora identificar e prender os homens que o executaram. Policiais da região se mobilizam numa operação de busca aos responsáveis pelo assassinato.

O delegado de Caicó, George Davi, não confirmou a necessidade de reforço ou apoio para comandar a operação de busca aos assassinos, mas a Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol) anunciou que a investigação sobre o caso deverá ficar a cargo da Divisão de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor). Integrantes da cúpula da Secretaria de Segurança Pública deverão estar em Caicó acompanhando o andamento do caso.

O corpo do jornalista foi levado para o Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), em Caicó, e será velado em local a ser definido pela família.

Além de atuar em rádio, há mais de 25 anos, F. Gomes assinava o www.fgomes.com.br - um dos blogs mais acessados do Seridó. Com passagem pelos jornais Gazeta do Oeste, Tribuna do Norte e Diário de Natal, ele foi ganhador por duas vezes do prêmio estadual de jornalismo, promovido pelo Banco do Nordeste e ficou entre os quatro melhores colocados no Brasil, na categoria rádio, no prêmio IGE de Jornalismo, com destaque de uma reportagem sobre educação.

Ivanilson Barros Júnior