sexta-feira, 8 de maio de 2009

Sem médico plantonista população volta sem assistência do Hospital Regional



Sem médicos plantonistas população não tem atendimento adequado

Uma problemática que vem se arrastando há tempos em Caicó. A população que precisa de atendimento médico no Hospital Regional – vez por outra, se depara com uma situação desagradável: a ausência do médico plantonista na urgência do hospital. Hoje, sexta-feira, dia 08 de maio - muitos pacientes que precisavam de assistência naquela unidade ficaram sem atendimento, e voltaram para casa. Informaram que, o médico escalado para o plantão de urgência às 19h não poderia vir. Situação que também se repetiu no Hospital do Seridó aonde muitos pacientes, não encontrando atendimento no Hospital Regional, procura uma alternativa nessa outra unidade hospitalar.

Segundo a chefe do plantão no Hospital Regional, enfermeira Adelaide, foi solicitado outros médicos “nós estamos sem médico não por falta de contato, todos alegaram que não poderiam estar aqui, desde 13h tentamos contato com outros médicos e não conseguimos êxito” disse a enfermeira.

Entre o inicio do plantão médico da noite que geralmente começa às 19h até as 21h, nenhum médico substituto apareceu. Muitas pessoas voltavam indignadas sem a assistência necessária. Uma delas foi José Alves do Nascimento que estava acompanhado de sua namorada Géssica Ravanna 16, anos, que se sentia mal, com fortes dores no corpo e febre. Infelizmente Géssica não recebeu atendimento adequado e voltou para casa doente “isso é muito triste Caicó nessa situação, Caicó ser uma cidade que atende a toda a região, não era para acontecer isso, onde estão as autoridades que não vêem isso?” disse José Alves.

Idosos e jovens procuravam atendimento para diversos tipos de situações: dores no corpo, dores na cabeça, enjôos e febre. Infelizmente todos voltavam. Alguns insistiam em esperar, outros voltavam para casa na situação que estavam - doentes e frutados sem atendimento.

Nesse momento o resgate do corpo de bombeiros vinha de uma ocorrência de um acidente de moto na BR 427. Ivo da Silva Araújo, 44 anos, residente em serra negra do norte, conduzia sua moto no sentido Caicó/Serra Negra e colidiu com uma placa de sinalização. Ivo deu entrada na urgência com suspeita de fratura no fêmur esquerdo. A equipe de enfermagem foi à responsável pelo atendimento, sem médico plantonista.

Administrado por um consórcio intermunicipal, e com gerência da Associação dos Municípios do Seridó, formada por oito prefeituras, o Hospital Regional tem sido destaque na problemática da saúde em Caicó - uma questão que se arrasta e não se resolve.

A responsabilidade e a ausência médica

Os artigos 35, 36 e 37 do Código de Ética Médica definem de forma clara a responsabilidade dos profissionais escalados para cumprimento de plantões em serviços de urgência/emergência. Assim é que incorre em infração ética o médico que não comparecer ou ausentar-se de um plantão sem deixar um substituto, salvo por motivo de força maior (...). Todo médico que antecipadamente descobrir ser impossível comparecer a um plantão para o qual foi escalado, deverá comunicar o fato ao Diretor Clínico, em um prazo razoável para que este possa escalar outro médico para a data em questão. De acordo com o estabelecido pelos Conselhos regionais de Medicina, os responsáveis pelos plantões médicos, e suas substituições são os diretores clínicos de cada hospital.

Ivanilson Barros Júnior

Educador fisico dá dicas para participantes da corrida de rua

“Para você que vai correr a prova organizada pelo 6º Batalhão de Polícia Militar, é necessário tomar algumas precauções para preservar a sua saúde, pois se não conseguir ganhar a competição, pelo menos, procure terminá-la sã e salvo” explica Ruziano.

Como o blog O SERIDO noticiou essa semana, domingo Dia das Mães (10/05) - O 6º Batalhão de Polícia Militar “Dinarte Mariz” está organizando uma corrida de rua. E para aqueles que pretendem participar, ou iniciar-se na prática da corrida o blog trocou informações com RUZIANO ALVES Licenciado em Educação Física e coordenador do CIEAF para dar algumas dicas de como se preparar para corrida.


Anote as dicas dadas pelo prof. RUZIANO ALVES – CIEAF Caicó/RN


1. Se estiver acima do peso, não tente reverter esse quadro na competição, querendo emagrecer tudo na mesma, pois seus joelhos não irão suportar tanto sacrifício, por isso muita moderação e cautela, participe apenas como um mero “participante”


2. É interessante que na noite que antecede a prova, o competidor durma muito bem, pois a falta de sono é extremante prejudicial para uma boa competição.


3. Alimentação. Como a prova é pela manhã, procure se alimentar de carboidratos (pães, frutas, mel, etc.), pois eles fornecerão energia suficiente para o decorrer da competição.


4. O trabalho de aquecimento e alongamento é imprescindível - antes e depois da prova. Procure alongar e se manter aquecido 20 minutos antes do início da prova, pois você irá evitar prováveis lesões.


5. Roupa. Procure usar camiseta regata, calção (ou bermuda tactel), meia, e tênis com amortecedor (de preferência os de marcar que são mais confiáveis), mulheres devem vestir um top justo para evitar que os seios fiquem balançando, provocando problemas futuros. Como o nosso Seridó é bastante quente, é interessante usar boné.


6. Antes e durante a competição beba água (normalmente é fornecida pela organização da prova), pois a hidratação é fundamental para um bom desempenho.
No mais, uma boa dose de sorte, pois às vezes você está bem preparado, mas o dia não é o seu.

Ivanilson Barros Júnior