quinta-feira, 24 de março de 2011

Ministério Público expede recomendação a delegado para que cumpra Estatuto da Criança e do Adolescente

O Promotor de Justiça da Comarca de Caicó, Vicente Elísio de Oliveira Neto, recomendou ao Delegado de Polícia que adote providências administrativas necessárias a fiel observância do disposto nos arts. 173 e 174 da Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA) no exercício das atribuições de Delegado de Polícia Civil da Comarca.

O Ministério Público expediu a recomendação devido a condutas irregulares ocorridas durante diligências no último dia 16/03 para capturar um adolescente por roubo e posse de arma de fogo.

No embasamento da recomendação o Promotor de Justiça esclarece que ao tomar conhecimento da prática delituosa, a polícia imeditamente empreendeu diligências que resultaram na localização, identificação e detenção dos autores da prática ilícita que se encontravam de posse da arma de fogo e do produto do roubo na Vila I do Perímetro Irrigado Sabugí, Município de Caicó. Em seguida policiais militares conduziram os autores da prática delituosa à Delegacia de Polícia do Município de Caicó.

O infração aos termos do ECA foi identificada quando o Delegado encaminhou à 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Caicó o procedimento apuratório de ato infracional, tendo por objeto o fato ilícito, e informou que o adolescente foi “entregue a seu genitor sob Termo de Responsabilidade.”, atitude esta, a de liberar o adolescente flagrado por infringir o art. 157, §2º, I e II do CPB e entregá-lo mediante Termo de Responsailidade ao seu genitor, contraria de modo inequívoco o que dispõem os arts. 173 e 174 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8069/90).

por Assessoria de Imprensa do MPRN - http://www.mp.rn.gov.br/noticias.asp?cod=1172

Ivanilson Barros

Justiça Federal do RN inaugura nova estrutura da 9ª Vara Federal, sediada na cidade de Caicó


Descerramento da placa de inauguração das novas instalações da Justiça Federal de Caicó

Hoje (24), às 10h da manhã, a Justiça Federal do Rio Grande do Norte inaugurou a nova estrutura da 9ª Vara Federal, sediada na cidade de Caicó. A ampliação da Subseção de Caicó consta de salas específicas para Secretaria Administrativa, Juizado Especial e ainda de um novo gabinete de Juiz. Com isso garantirá para população uma melhor infra-estrutura e conforto a Juízes, servidores e aos que buscam o Judiciário.

Para o diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, juiz federal Ivan Lira de Carvalho, a ampliação da 9ª Vara é reflexo do próprio crescimento da região. “O movimento da Justiça Federal no Seridó cresceu tanto que se fez necessária a considerável ampliação do nosso fórum. Mas continua a luta por novos recursos, para a execução completa do edifício, inclusive com auditório, biblioteca e outros espaços imprescindíveis”, ressalta.

Diversas autoridades do poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, além de representantes da sociedade civil e órgãos militares, prestigiaram a inauguração das novas instalações que fazem parte do projeto de ampliação da 9ª vara da Justiça Federal em Caicó.

O deputado Ricardo Motta, presidente da Assembléia Legislativa, esteve na manhã de hoje em Caicó e participou da solenidade de ampliação da Subseção do Seridó. Na ocasião, Ricardo também representou a governadora Rosalba Ciarlini. “Com essas novas instalações, o trabalho da Justiça Federal terá ainda mais celeridade, oferecendo melhores condições aos servidores, aos magistrados e ao povo seridoense”, afirmou Motta, após o descerramento da placa.

Em Caicó a demanda, hoje, gira em torno de três mil processos por mês, o que alçou a representação federal em Caicó como a mais organizada do interior do Nordeste.

“Conseguimos, no espaço de menos de um ano, fazer a ampliação aqui do nosso prédio. Uma das áreas servirá para o juizado especial federal, que é grande demanda aqui de Caicó, para atender melhor o cidadão do Seridó”, lembrou o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria.

A solenidade contou com a presença diretor do foro da seção judiciária do RN, Ivan Lira de Carvalho, que fez o discurso de abertura; do presidente do TRF da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria; do desembargador Expedito Ferreira de Souza, vice-presidente do tribunal de Justiça; do prefeito Bibi Costa; além de várias outras autoridades e políticos.

Fotos: João Gilberto

Ivanilson Barros