terça-feira, 13 de setembro de 2011

Equipamentos da UTI Neonatal já se encontram em Caicó

Um sonho dos caicoenses está próximo de se tornar realidade. Os equipamentos que comporão a UTI Neonatal , que funcionará no Hospital do Seridó, pertencente a Fundação Carlindo Dantas, já se encontram em Caicó. A notícia foi dada por Jalmir Simões, ex-secretário de saúde do município.

Em audiência no último dia 06 de setembro com a titular da 3º promotoria pública, Fladja Raiane, o secretário de saúde do RN, Domício Arruda, firmou compromisso em entregar a UTI NEO em noventa dias. Em entrevista hoje,(12), a uma rádio local, Lúcia Batista, atual secretária de saúde da prefeitura de Caicó, agendou para o dia 25 de dezembro a inauguração da tão esperada benfeitoria. Fazendo-se uma conta simples e, levando-se em conta que Domício Arruda firmou compromisso dia 06 de setembro, serão 109 dias de espera e não os 90, alardeado pelo secretário. Um mero detalhe para uma cidade já esperou tanto por esta conquista.



O QUE É UMA UTI NEONATAL?
A unidade de terapia intensiva neonatal __ UTI Neonatal__ é o local que concentra os principais recursos, humanos e materiais,necessários para dar suporte ininterrupto às funções vitais dos recém-nascidos ali internados.

Nela há equipes especializadas de médicos, enfermeiras,além de outros profissionais de saúde e pessoal de apoio,contando com a retaguarda de exames complementares,laboratoriais e radiológicos, tudo funcionando 24 horas por dia.Equipamentos modernos como incubadoras de última geração,respiradores, monitores cardíacos e de oxigenação, entre muitos outros, são obrigatórios neste ambiente, de modo a garantirtodos os cuidados que o bebê precisa.


Foto: Jalmir Simões