terça-feira, 1 de março de 2011

QUEM SE AFOGARÁ NAS ÁGUAS SUJAS DA CAMÂRA MUNICIPAL DE CAICÓ?



Por: Engº. José Procópio de Lucena - Membro do Fórum Popular Permanente de Debates sobre as Políticas Públicas de Caicó


A Câmara de vereadores de Caicó perdeu de vez a compostura, são escândalos infindáveis, seus pares se acusam e se violentam permanentemente. Depois, se acordam e velam o pacto da impunidade, comportam-se como senhores feudais, acima da lei. A Câmara transformou-se na ilha da fantasia, os vereadores usam seus cargos e a chamada representação do povo para se locupletarem e obterem vantagens para seus apaziguados, transformando a casa do povo, em casa sem pudores.

Nós Caicoenses, que pagamos nossas contas honestamente, precisamos reagir, exercitar nossos direitos coletivos e individuais assegurados no estado democrático de direito. Cada vereador custa aos nossos bolsos, o equivalente a R$ 29.166,00, ou seja, cada vereador custa por mês 53 salários mínimos (R$ 545,00) aos nossos impostos. Estes senhores poderosos, podem tudo, fazem o que querem com o nosso dinheiro, pintam e bordam como explicou o ex-presidente da casa legislativa, o vereador Zé Maria, em documento de áudio obtido por escuta ambiental feita pelo vereador Valdemar Araújo: “não devemos explicações a ninguém, que se lixe a opinião pública”.

Mais um espetáculo deprimente se repete na Câmara municipal, agora com detalhes operacionais das práticas repugnantes que depõem contra a ética na política. Podemos chamar a reincidência da futilidade, constrangimento, imbecilidade e, principalmente, da impunidade. Os representantes desta Casa parecem ter a plena certeza de serem intocáveis, incomuns, acima da lei, a superioridade do ser.

Quem se afogará nestas águas sujas, das notas fiscais frias, sonegação de impostos, uso de laranjas para ganhos desonestos, diárias para eventos falsos, falsificação de documentos, rateamento dos recursos públicos e tantas outras safadezas com o erário público, que deveria envergonhar um ser político minimamente honesto e justo?

A corrupção destrói a vida cotidiana das pessoas, seja aqui em Caicó ou em qualquer lugar do planeta. Porém, a cada dia, nascem múltiplas lutas, aqui e no mundo, para combater e eliminar esta praga que produz efeitos violentos na qualidade de vida do povo, principalmente dos que necessitam de políticas públicas que, certamente, não são os ricos, nem daqui nem de lugar nenhum.

Mobilizemo-nos, massivamente em Caicó, para dizer não aos vereadores que utilizam seus mandatos para usufruírem dos recursos do povo para seus interesses pessoais, enquanto a população não tem acesso aos direitos básicos garantidos e proclamados na Constituição cidadã.

Lutemos! Para banir da vida pública caicoense, políticos inescrupulosos e venais, que em vez de utilizarem o mandato para trabalhar em defesa do povo, utilizam-se deste espaço para malversação das verbas públicas e enriquecimento ilícito. Dinheiro, este, que falta na escola, na saúde, na merenda escolar, nos abrigos de idosos, no tratamento de drogados, na moradia, saneamento básico, no apoio aos agricultores e para as entidades sociais que prestam serviços diversos à sociedade.

Mobilizemo-nos todos, sejam da cidade ou do campo, para impedirmos a impunidade, já defendida e proclamada desavergonhadamente pelos que se locupletam destas malandragens políticas.

Fiquemos atentos aos comentários dos que fazem rádios e blogs em Caicó. Estes espaços, com raríssimas exceções, não passam de transmissores de “lengalenga”, que fingem ser independentes e autocríticos. Contudo, são apenas emissores de autoelogios e autoagradecimentos pelos serviços prestados e pelos ganhos pessoais, no espaço da Câmara e merecimentos individuais, prestados por determinados vereadores, com tempo livre a qualquer hora da programação radiofônica para comunicar até briga de calango sem plateia. Uma verdadeira excrescência para um serviço determinado por uma concessão pública.

É preciso que tenhamos a consciência e a certeza que o poder emana do povo e não dos políticos. Afinal, quem os coloca no poder é o povo! Mas, somente organizados e motivados pela defesa da democracia e do respeito aos nossos direitos é que poderemos fortalecer nossas lutas e unificar nossas vozes em repúdio ao “espetáculo nefasto de corrupção” armado pelos nossos representantes, na Câmara de Vereadores de Caicó.

Se não for agora, quando será? Basta de assalto contra o povo honesto e trabalhador de Caicó. Se nada for feito agora, em breve, não só nossos impostos e direitos continuarão sendo assaltados, mas o futuro de uma geração, de um povo. Os valores éticos, culturais e morais serão banalidades, equívocos geracionais, baboseiras civilizacionais. Sem a ética na política, tendemos a atrofiar e empobrecer nossa natureza humana e a relação conosco e com os outros.

Saudações Ecossocialista!