sábado, 30 de maio de 2009

Situação se repete no Hospital Regional e no Hospital do Seridó mais uma vez não teve médico na urgência

População espera atendimento médico em horário noturno e volta sem conseguir


Na noite de ontem, sexta-feira dia 28 de maio mais uma vez as urgências dos principais hospitais da cidade não contaram com a presença médica nos plantões noturnos. Como falei em notícias anteriores, os plantões das sextas-feiras são um problema de ordem crônica. Novamente o blog O SERIDÓ esteve nos dois hospitais e constatou a falha, e por que não dizer o descaso com a população que procura atendimento médico de urgência.


No Hospital regional, o médico de plantão na UTI revezava-se entre a emergência e o setor de unidade de terapia intensiva numa forma de amenizar a situação. Muita gente procurou atendimento, e quando sabiam que existia um médico na unidade insistiam um atendimento rápido, numa forma de não voltarem para casa sem uma assistência especializada. Lembrando novamente que o médico pressionado pela população para atendimento tira o plantão na UTI e não na urgência.


Outros pacientes eram informados sobre a falta do médico e voltavam com suas respectivas dores, ou problemas. Novamente vi e constatei que não foram poucas as pessoas que voltavam. Presenciei a chegada de ambulâncias de outras cidades, idosos e adultos que inconformados recebiam a noticia.


Segundo a enfermeira chefe, os médicos não estão ficando no plantão, por estarem “cansados” de muitas pessoas que procuram atendimento que, segundo eles (médicos) são atendimentos que postos de saúde podem resolver. Hoje, o médico estava no plantão até as 19h, mas “cansado” retirou-se da unidade hospitalar alegando o problema de “inflamação de pessoas na urgência”.


Para piorar a situação dos que procuram o Hospital Regional, o jogo de empurra para o Hospital do Seridó continua. Funcionários avisam aos pacientes que no Hospital do Seridó tem médico e quando chegam nessa unidade também não há atendimento. Numa forma de confortarem os pacientes, essa falsa informação sempre é usada.


É uma falta de caso com a população que a míngua de atendimento ainda precisa passar por situação de desconforto como essa, de atravessar a cidade e não encontrar atendimento em nenhuma das duas unidades.

Parece que o problema está longe de ser resolvido. Pela terceira vez, a noite das sextas-feiras, a população de Caicó fica sem atendimento de urgência nos hospitais. A saída é se agarrar com Deus e rezar muito para que o pior não aconteça.


Ivanilson Barros Júnior

“Casas Populares” faz coroação de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com participação da comunidade



Comunidade do bairro Barra Nova participa de solenidade


Religiosos do bairro de Barra Nova, na capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro estiveram presentes a solenidade de coroação de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O evento ocorrido hoje 29 de maio tem como objetivo saudar, louvar e honrar a Virgem Maria, reconhecendo a Sua Maternidade Divina e sua Maternidade Espiritual da humanidade.


O evento iniciado às 19h seguiu num clima de fé, respeito, profundo fervor espiritual e a grandeza do amor de seus membros.


Muitos pais e membros da comunidade das 31 crianças (anjos) acompanharam a cerimônia que dura em média 40 minutos. Todas as crianças coroadas na faixa dos 5, 7 e 10 anos de idade são estreadas na infância missionária. Segundo Mauricio Medeiros vice presidente do conselho comunitário do bairro Barra Nova “a coroação é um trabalho de conscientização e agradecimento a Maria Mãe de Deus, as crianças com idade de 5 anos participam da iniciação base, depois de coroadas farão a pré-catequese e posteriormente o catecismo, essa cerimônia faz parte dos eventos da capela, a comunidade aqui sempre participa” diz.


A capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro faz parte da Paróquia Santa Cruz, fica localizada na zona oeste de Caicó, o lugar é popularmente conhecido como “Casas Populares” e tem seu festejo maior no mês de dezembro quando se comemora a festa de Nossa Senhora com leilões, jantares e confraternizações. Esse ano a capela completa 30 anos de existência.


Ivanilson Barros Júnior