segunda-feira, 11 de maio de 2009

7ª Copa Seridó de futsal tem início no ginásio de esportes “Nonozão"



7ª Copa Seridó de Futsal teve início hoje, dia 11, e segue até dia 04 de Junho

Foi oficialmente aberta nesta segunda-feira (11), no Ginásio de Esportes Monsenhor Ausônio Tércio, “Nonozão”, localizado no “Complexo Turístico Ilha de Santana”, a 7ª Copa Seridó de Futsal, evento promovido pela secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte da Prefeitura Municipal de Caicó através da Coordenação de Esportes em parceria com a Liga Caicó de Futsal, Liga Caicoense de Desportos e 6º Batalhão de Policia Militar.

Este ano o torneio contará com a participação de 68 equipes de 14 atletas cada, divididos em quatro categorias: mirim, infantil, juvenil e sub-20 masculino e feminino. Os atletas inscritos na competição são alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino e, comunidades pertencentes aos municípios e regiões do Seridó.

O evento será realizado de segunda a sábado em horários diferentes. De segunda a sexta-feira com inicio às 18h e termino às 21h e, durante o sábado das 14h às 18h. O tempo do jogo será: mirim, infantil e juvenil feminino 15 x 15 minutos corridos e, juvenil masculino e sub 20 serão de 20 e 20 minutos corridos com intervalo de 5 minutos. Por dia serão realizadas cinco partidas e todas as equipes estarão uniformizadas para seus respectivos jogos. A premiação deste ano será para campeão; vice campeão; artilheiro; melhor goleiro e melhor atleta por categoria.

Os critérios para desempate serão: maior número de vitórias; confronto direto se for entre duas equipes; saldo de gols; menor número de gols sofridos; maior número de gols marcados; menor número de expulsões e sorteio.

Na 7ª Copa Seridó de Futsal, o lado social também está presente como nos anos anteriores. Todas as equipes entregaram juntamente com a ficha de inscrição 12 quilos de alimentos não perecíveis. No ano passado, o campeonato arrecadou 650 quilos de alimentos para serem doadas as instituições de caridade do município.

Ivanilson Barros Júnior

Espetáculo “Maria Mãe de Deus” é encenado no Anfiteatro da Ilha de Santana


Anfiteatro da Ilha de Santana recebe espetáculo em homenagem as mães

O público que compareceu no último domingo, 10 de maio, no Anfiteatro da Ilha de Santana saiu satisfeito com a apresentação de “Maria Mãe de Deus”, que prestou uma homenagem ao “Dia das Mães”. Apesar de alguns imprevistos antes da apresentação - chuva e falta de energia no “Complexo Ilha de Santana”, o show atrasou um pouco. Previsto para começar às 20h, o espetáculo teve início as 21h30 e prosseguiu até as 23h. Famílias, casais e crianças estavam na platéia e prestigiavam a apresentação teatral e musical.

Dirigido e apresentado por Jonas Linhares, produtor e coreógrafo, a proposta do espetáculo é unir: teatro, música e dança. Com uma produção realizada em um mês, e aproximadamente 50 pessoas envolvidas em todo o processo de produção como: coralistas, sonoplastas, músicos, bailarinos e técnicos de imagem.

A estréia no Anfiteatro da Ilha de Santana tem motivado o produtor Jonas Linhares para apresentar o espetáculo em outras localidades. O show já recebeu algumas propostas. “A partir de hoje será pensado uma turnê do show por algumas cidades, já temos algumas previsões. Os organizadores da festa de Nossa Senhora de Fátima, do bairro vila do príncipe em Caicó está querendo levar o espetáculo dentro da programação da festa. A cidade de Currais Novos também já está pensando numa proposta de levar o espetáculo” explica Jonas.


Questionado sobre a dificuldade em montar o espetáculo, o produtor Jonas Linhares difere das outras respostas sobre apoio financeiro. “Nós tivemos apoio legal do comércio, da prefeitura, dos empresários, não foi ainda o apoio completo. Eu acho que a maior dificuldade não é só encontrar o apoio financeiro, porém fazer as pessoas acreditarem que isso pode acontecer - com que o público acredite”. O principal motivo do espetáculo segundo Jonas Linhares é que as pessoas confiem que a arte existe e, que se pode viver com arte, ser mais feliz com arte. “Promover arte é importante, não só nesse espetáculo mais em outras linguagens também” conclui.


Ivanilson Barros Júnior

Corrida de rua homenageia ‘dia das mães’ e atrai corredores amadores e profissionais do Seridó



Corrida de rua busca incentivar desportos da cidade


No dia das Mães, 10 de maio foi realizada em Caicó, a ‘1ª corrida das mães’. Promovida pelo 6º Batalhão de Policia Militar Dinarte Mariz, a corrida que teve sua concentração na própria sede do batalhão atraiu corredores da região do Seridó e amantes da pratica esportiva. O percurso com um total de 8 quilômetros, entre as principais ruas da cidade, fez muita gente parar e ver os corredores passarem. Iniciado às 8h da manhã com termino às 9h30. A prova começou com uma forte subida e, um calçamento muito pesado - alguns atletas sentiram o peso da prova logo nos primeiros minutos. Alguns participantes aprovaram o percurso escolhido, mas sentiram dificuldades pelas fortes subidas e terrenos alterados entre asfalto e calçamento.


No total foram inscritas 45 pessoas em três categorias entre homens e mulheres de diversas faixas etárias. Categoria masculina aberto: 35 inscritos; categoria aberto feminino: 5 inscritos e, categoria sênior: 5 inscritos.


A vitória da prova na categoria masculina aberto ficou com José Faustino, da cidade de Currais Novos que finalizou os 8 quilômetros em 26min20. "O percurso tanto ele sobe como desce, esse percurso ele varia, foi bom em termo do horário, se fosse um pouco mais tarde acho que teria sido mais sofrido”, conta o campeão. Já o segundo lugar foi para Josivan dos Santos da cidade de Carnaúba dos Dantas em 26min46 seguido por Anderson Crisostomos da cidade de Currais Novos em 26min56.


Já no feminino aberto a campeã foi à currais-novense Damiana no tempo de 35min05

Gercinalda Dantas, da cidade de Caicó ficou com a segunda colocação em 44min30. A terceira colocação foi de Renilda também de Caicó com tempo de 45min00.


De acordo com Françoar Fernandes de Araújo (Poposa) – Coordenador de educação física e desportos da prefeitura de Caicó, o evento atendeu as expectativas da organização. Poposa falou sobre a importância do evento para Caicó e frisou o interesse de uma entidade militar em apoiar a prática desportiva na cidade. “É importante ressaltar que o 6º BPM direciona agora sua atenção para o desporto de Caicó, esse é o segundo evento que o batalhão organiza que inclui o atletismo, primeiro foi o triatlo” disse o coordenador. Segundo ele, Caicó vive um momento especial “às vezes é muito difícil as entidades militares promoverem o esporte para a comunidade, aqui em Caicó o 6º BPM através do tenente-coronel Cipriano, está atento para isso, e sempre está promovendo algum evento, hoje dias das mães foi à vez do atletismo”.


Colocação Geral em todas as categorias


Masculino Aberto

José Faustino – Currais Novos/26’20”

Josivan dos Santos – Carnaúba dos Dantas/26’46”

Anderson Crisostomos – Currais Novos/26’56”


Feminino Aberto

Damiana – Currais Novos 34’05”

Gercinalda – Caicó 44’30”

Renilda – Caicó 45’00”


Masculino sênior

Francisco Bezerra – Caicó 35’40”

Mario Araújo – Caicó 41’15”

Alcindo Pereira – Currais Novos 41’45”

Eribaldo Pinheiro – Caicó 43’45”


Ivanilson Barros Júnior