quarta-feira, 17 de março de 2010

A história do Seridó na visão de Dom José Adelino Dantas

Publicação: 17 de Março de 2010 às 00:00
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/a-historia-do-serido-na-visao-de-dom-jose/143158


A história do Seridó Norte-Riograndense volta às livrarias de Natal, nas páginas de “Homens e Fatos do Seridó Antigo”. O livro que teve sua primeira edição há 49 anos é um clássico da historiografia do Estado. Homens e Fatos do Seridó será relançado hoje, dentro da programação do centenário de nascimento de seu ator, D. José Adelino Dantas, no município de Carnaúba dos Dantas.

Dom Adelino Dantas lançou Homens e Fatos do Seridó Antigo em 1959, na cidade de Garanhuns, interior do estado de Pernambuco, onde era Bispo. Considerado grande raridade da Bibliografia norte-riograndense, Homens e Fatos volta em edição fac-similar, editado pelo Sebo Bermelho.

O livro traz a história do fundador de Caicó, da construção da Matriz de Santana, dos patriarcas Caetano Dantas Correia e Tomaz de Araújo Pereira, como também relata a visita de Frei Caneca ao Seridó. No livro são contados três séculos de história. Com uma linguagem rebuscada e rica em detalhes, Dom Adelino explica que o seu livro se trata de “uma breve e despretensiosa série de crônicas sobre homens e fatos do Seridó antigo”, escreveu D. Adelino.

Ivanillson Barros Júnior

Eleitorado potiguar está concentrado em 15 cidades

Publicação: 17 de Março de 2010 às 00:00
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/eleitorado-potiguar-esta-concentrado-em-15-cidades/143191

Quase metade do eleitorado do Rio Grande do Norte está concentrado em 15 cidades. No total, o Estado possui 2.187.347 eleitores. O maior colégio eleitoral, a capital potiguar, possui 23% desse total, contabilizando 510.888. Os números constam da estatística do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, referente ao início de março. No ranking, o segundo maior colégio eleitoral é a cidade de Mossoró com 154.449 eleitores e Parnamirim possui 92.072.

A região da Grande Natal concentra 35% de todo eleitorado do Rio Grande do Norte. Se contabilizado o número de eleitores da região metropolitana e ainda a cidade de Mossoró, corresponde a 42% das pessoas que estarão aptas a votarem no dia 3 de outubro.

O quarto maior colégio eleitoral é a cidade de São Gonçalo do Amarante com 59.419 eleitores. A estatística da Corte Eleitoral revela a concentração do eleitorado potiguar, que em apenas 15 cidades possui 53% do total de pessoas aptas a votar em outubro. Na prática, em menos de 10% do número de cidades potiguares, está a maioria dos eleitores.

Para o pleito estadual o número de pessoas aptas a votar se torna fundamental porque é com base nele que é calculado o quociente eleitoral tanto para deputados estaduais quanto para deputados federais.

As primeiras projeções apontam que o Estado deverá chegar ao pleito de outubro deste ano com 2,2 milhões de eleitores. O quociente eleitoral (número mínimo de votos para coligação eleger um deputado) para parlamentar estadual deverá ser 72 mil votos e para deputado federal 220 mil votos.

O mapa do eleitorado no Rio Grande do Norte serve de estratégia para os candidatos e marqueteiros políticos. A governadora Wilma de Faria, por exemplo, mantém um amplo estudo sobre a situação nos principais municípios. E é encima dele que ela vem trabalhando nos últimos dias, inclusive concentrando inaugurações em Mossoró, terra da senadora Rosalba Ciarlini e no Oeste.

Já os partidários de Rosalba e Agripino também vem monitorando o estado através de pesquisas realizadas por um instituto cearense. Através dessas pesquisas o DEM fica sabendo a evolução das intenções de votos neste período de pré-campanha eleitoral.

Em Parnamirim, tanto os partidários do prefeito Maurício Marques como representantes da oposição concordam num ponto: o município precisa ter seus próprios representantes na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.

O mesmo ocorre no Seridó, que hoje é representando por João Maia na Câmara, mas vem perdendo terreno na Assembleia Legislativa. Na eleição passada, a região elegeu Álvaro Dias e Nelter Queiroz e Vivaldo Costa, ícone do dinartismo, ficou na suplência.


Ivanilson Barros Júnior
Justificar