sexta-feira, 3 de julho de 2009

Caicó viu e prestigiou a mais importante competição off-road da América Latina

Ilha de Santana serviu de base para Helicópteros do Rally dos Sertões 2009


Enquanto os 123 veículos da 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões estão na disputa da nona etapa. A Cidade de Caicó que abrigou o evento nesta quinta-feira (02) mostrou o seu maior valor: a hospitalidade.


Caicó ostenta o título de cidade hospitaleira do estado, e não fez diferente na Ilha de Santana. Com a chegada da caravana do rally, muitos pilotos elogiavam o local base da prova com beleza e a simpatia das pessoas caicoenses, quem foi a Ilha de Santana prestigiar o evento saiu satisfeito e viu que a tecnologia empregada no evento é de porte internacional. A cidade mostrou que tem porte para abrigar eventos desse nível, e fez correto em ser hospitaleira, o evento levou um pouco da nossa alegria seridoense, e deixou um show de organização para cidade. O Rally é a maior e mais importante competição off-road da América Latina, disputado no interior do Brasil, o rally faz os participantes passarem por difíceis trilhas no meio do cerrado e da caatinga.


Ivanilson Barros Júnior

Equipe Volkswagen Red Bull, um show a parte no Rally dos Sertões 2009 em Caicó (RN)


Equipe Volkswagen Red Bull, atual campeã do Dakar e do Rally dos Sertões 2008


A Equipe


A equipe Volkswagen Red Bull, atual campeã do Dakar e do Rally dos Sertões, é uma atração e tanto no Rally dos Sertões que está em Caicó. A equipe conta com a presença de um piloto e um navegador brasileiros em um dos três protótipos VW Race Touareg que disputa a edição 2009 dos Sertões.


O piloto Maurício Neves e o navegador Eduardo Bampi são os representantes das cores verde-amarela na equipe VW. Os brasileiros estão acompanhados do lendário espanhol Carlos Sainz e da dupla Nasser Al-Attiyah (Catar) e Timo Gottschalk(Alemanha).


A Logística da Equipe Volkswagen

A lista dos itens transportados nos sete caminhões da equipe Volkswagen no Rally dos Sertões soma 60 páginas. Neste catálogo, estão registrados itens que aparentemente parecem um exagero – 170 rodas já montadas, com os respectivos pneus. As peças de reposição, na verdade, ocupam grande espaço e somam nada menos que 30 toneladas.


Além de quatro vãs de serviço modelo T5 e três Crossfox, há ainda os três Touareg Race com o qual time pretende disputar a vitória. No conjunto, trata-se de uma pequena frota de veículos super especializados.


Os três caminhões de serviço carregam as ferramentas e peças de reposição para os três Touareg. Um quarto caminhão de apoio é equipado com uma cozinha e dois chuveiros, e ainda carrega permanentemente 1.000 litros de água usada para consumo dos membros do time e para lavar todos os três carros todos os dias. Outros dois caminhões levam apenas carga: 5.600 litros de diesel da marca BP Ultimate e pneus.


Todos os caminhões do time contam com um kit de ferramentas que, entre outras coisas, é composto por 27 pares diferentes de alicates, 58 chaves de porca e chaves inglesas, além de 48 chaves de fenda de tamanhos e tipos variados. Mas, curiosamente, o lote todo conta apenas com nove ferramentas especiais. Além disso, cada mecânico tem um kit de ferramentas próprio com equipamentos específicos usados em seu trabalho nos Touareg.

Prevendo situações críticas, os 35 membros do time contam com uma barraca individual equipada com saco de dormir e colchonete. A prevenção parece mesmo ser a chave do sucesso do time vencedor dos Sertões em 2008: a equipe pode trabalhar ininterruptamente graças a geradores de força que a tornam auto-suficiente em energia elétrica, e que são capazes de iluminar todo o acampamento e a oficina.


Até o final dos Sertões, os veículos de apoio vão completar mais de 10.000 quilômetros desde a chegada a São Paulo, a passagem por Goiânia, à rota dos Sertões (5.036 km) e a volta de Natal até São Paulo. É algo próximo a um quarto da distância de uma volta ao mundo.


Ivanilson Barros Júnior