segunda-feira, 6 de junho de 2011

Secretária de Saúde fala sobre instalação do SAMU e da UPA em Caicó

Em entrevista ao repórter Paulo Júnior,a Secretária Municipal de Saúde, Lúcia Batista confirmou que o SAMU será implantado em Caicó no segundo semestre de 2011.

“Para isso é necessário que o município tenha uma UPA. Então, a UPA, a unidade de pronto atendimento 24 horas, vamos viabilizar esse novo empreendimento em saúde pública no município e estamos fazendo o projeto e enviando para o Ministério da Saúde. Mas aqui em Caicó, será diferente. Nós não estamos querendo recursos para construção de uma nova estrutura de UPA, pois o coordenador do SAMU, Dr. Rodrigo achou maravilhosa a estrutura tanto do Hospital Regional como do Hospital do Seridó, mas entendemos que a UPA não é para ser instalada dentro de uma unidade hospitalar. Como o Hospital do Seridó é hoje referência para obstetrícia e pediatria, nós vamos implantar a UPA no Hospital do Seridó, na antiga urgência do hospital”, disse a Secretária Lúcia Batista.

Os recursos serão para estruturar, ampliar, reformar e equipar o hospital do Seridó, onde será a UPA. O projeto é online e está sendo viabilizado.

“O Hospital passa por algumas dificuldades de financiamento na parte de obstetrícia e pediatria. Mas eu acredito no engajamento da nossa classe política para que isso seja sanado. O nosso município é prioritário para redução da mortalidade materno infantil. Estamos enviando um ofício para o Governo do Estado, pedindo que os serviços de obstetrícia e pediatria recebam uma contrapartida da Secretaria Estadual de Saúde, já que esses serviços não são somente para Caicó”, ressaltou a Secretária Lúcia Batista.

Ela confirmou que está marcando uma audiência com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para mostrar a importância desse serviço e que precisa de um financiamento do Governo Federal, já que o plano da redução é do Governo Federal.

“Também estamos vendo a implantação da Rede Cegonha, que é um projeto da gestão Dilma Roussef e são vários projetos que precisam ser bem analisados e postos em prática, para que a nossa população tenha uma assistência digna, humanizada e cidadã”, concluiu Lúcia Batista.

Fonte: http://glaucialima.blogspot.com/