terça-feira, 26 de maio de 2009

Lutador de Caicó participa de "MMA/Iron Man" em Belém do Pará



Atleta caicoense de vale tudo embarca para Belém para mais uma competição de MMA

Na próxima quinta-feira 28 de maio no ginásio Almirante Barros da Universidade do Estado do Pará (UEPA), o atleta caicoense de vale tudo e professor de Jiu-Jitsu Francisco das Chagas, 25 anos, conhecido como “Chicão” vai disputar mais um evento de MMA, - tradução para Mixed Martial Arts.

A luta marcada para as 20h, na categoria médio 73 kg leve, e desafiada pelo paraense Iliard Santos, atleta veterano do vale tudo de Belém promete ser dura segundo o lutador “vai ser uma luta muito dura, o cara (Iliard) é bastante forte, mas eu estou preparado e confiante, tenho feito treinamento de seis horas diárias, treino quatro horas de lutas, e duas horas de treinamento físico” diz o lutador. As modalidades que Chicão treina são: Jiu-jitsu; Muay Thai; Boxe e Submission. O lutador disse que está dedicando seu tempo de treino a parte de Box e Muay Thai “O Iliard é um atleta de chão, atleta de Jiu-jitsu, pretendo surpreendê-lo com meu esforço no Muay Thai” esclarece.

Chicão pertence à Academia Hikari Aranha Team -, com sede em Natal e conta com o patrocínio da torcida de futebol “Garra Alvinegra” há três meses. Seus treinos em tempo integral são apenas revezados com estudos em Educação Física e aulas de Jiu-Jitsu. Além de 31 lutas pelo Norte-Nordeste do país Chicão já foi sondado para lutar fora do Brasil, especificamente na Suíça. Sua trajetória no esporte é de exatos 7 anos e tem como principal conquista em seu currículo o cinturão da Federação Norte Riograndense de Muay Thai.

O vale tudo é uma modalidade desportiva de combate com regras pouco restritas, o suficiente para preservar a integridade física dos lutadores. Em termos técnicos, conta com um sistema próprio de preparação e desenvolvimento bastante complexo devido à exigência das lutas. O esporte por não ser difundindo em Caicó faz com que os atletas treinem e busquem ringues em outras cidades e também estados do Brasil.

Ivanilson Barros Júnior

36ª Exposição Agropecuária do Seridó alcança 5 milhões de reais em negócios



Secretário da Sape, Francisco da Chagas comemora um aumento de 140% na Exposição do Seridó


Por Rosemilton Silva
Da Assessoria de Comunicação Social da Secretária de Agricultura e Pesca (Sape)


Nova quebra de recorde na terceira exposição do Circuito Estadual de Eventos Agropecuários deste ano. Desta vez foi em Caicó durante a realização da XXXVI Exposição Agropecuária do Seridó, no Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel.


Segundo o secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Francisco das Chagas Azevedo, os primeiros números indicavam a possibilidade de um volume de negócios da ordem de 4 milhões de reais. Esse valor foi superado, tendo alcançado mais de 5 milhões de reais, algo em torno de 140% se comparado aos valores do ano passado.


Boa parte desse sucesso se deve também as providências adotadas pelos bancos do Brasil e do Nordeste que realizaram cadastros antes habilitando pecuaristas as compras financiadas garantidas. Por isso, o Banco do Nordeste fechou negócios da ordem de 3 milhões e 300 mil reais e o Banco do Brasil financiou mais de 1 milhão de reais.


Para oferecer condições aos pecuaristas, foi preciso armar mais 30 currais além da ampliação feita no ano passado quando foram construídos 40 novos locais para abrigar animais, uma área para o torneio leiteiro e instalações para acomodação dos tratadores de animais. Francisco das Chagas observou que tudo isso foi necessário para poder atender o grande número de inscrições de animais que chegaram a mais de 1 mil e 700 das raças bovina, caprina e ovina.

O Secretário da Sape ressalta que essa tendência de crescimento deverá ser observada no próximo evento pecuário que acontecerá entre os dias 19 a 21 de junho, quando será realizada a Exponovos, no Parque de Exposição José Bezerra, em Currais Novos.


Francisco das Chagas ressaltou que “o Governo Vilma de Faria tem demonstrado a sua preocupação e dar aos eventos agropecuários uma maior dimensão. Isso aconteceu desde o primeiro ano do Governo quando o então secretário da Sape, Iberê Ferreira de Souza determinou o aumento do número de exposições, passando de 7 existentes em 2003 para os 43 que serão realizados este ano”.


Ele disse, também, que vários outros fatores vêm contribuindo para o que está acontecendo como a mudança de status de risco desconhecido para risco médio da febre aftosa, com a perspectiva de, até a Festa do Boi, chegar a livre com vacinação, a organização dos eventos, o período invernoso deste ano aliada a ousadia dos produtores rurais que contribuíram de forma decisiva para o crescimento dos eventos.


Em Caicó, até o público foi muito maior este ano. No 8º Leilão Seridó Terra do Leite, mais de 500 pessoas se fizeram presente o que fez com que o volume de negócios saísse dos 156 mil reais do ano passado para 230 mil reais este ano. O animal mais valorizada foi uma vaca da raça Gir, de propriedade da Emparn, que foi arrematada por 16 prestações de 580 reais, o que equivale a um valor final de R$ 9.280,00. Outros dois planteis também foram muito bem aceitos, dos criadores Bruno Lira e Aécio Pinheiro Fernandes.


Iberê ressalta importância do evento

Ao visitar a exposição de Caicó, o governador em exercício, Iberê Ferreira de Souza, lembrou ser “preciso criar novas e melhores condições para o homem do campo, como forma de mantê-lo na zona rural, onde ele sabe o que fazer. E isso vem sendo feito com o crescimento dos eventos agropecuários, não apenas expondo animais, mas transferindo tecnologias pesquisadas pela Emparn e levada ao homem do campo pela renovada e competente Emater”.

Tudo isso tem contribuído para que o Estado alcance excelência em suas grandes exposições. Segundo Iberê Ferreira, o esforço do Governo de Vilma de Faria em incrementar o setor através de ações como a criação do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária que permitiu a mudança de status da febre aftosa e com isso o Rio grande do Norte começa a vender genética para outros estados - o que antes não era permitido.


Isso poderá ser melhor observado quando da realização da Festa do Boi deste ano, oportunidade em que acontecerá duas exposições nacionais, a da Raça Santa Inês e a da Raça Sindi, esta última decidida durante a Expozebu, em Minas Gerais, quando não foi possível a realização da nacional e, de imediato, o Rio Grande do Norte foi escolhido.


O Circuito Estadual de Eventos Agropecuários terá como próximo evento, a Expofruit, entre os dias 03 e 05 de junho, no Expocenter, em Mossoró. Este ano, o Governo do Estado vai investir cerca de 9 milhões de reais na realização do Circuito e na construção e ampliação de parques no interior do Estado e em Parnamirim.


Ivanilson Barros Júnior