domingo, 5 de junho de 2011

Morre o poeta cordelista Chico Mota


Em julho de 2007, Chico Mota foi agraciado com a Comenda de Honra ao Mérito Vila do Príncipe, concedida pela Câmara Municipal de Caicó

Chico Mota (1º da esquerda) – Anos 60 nos estúdio da Rádio Rural (AM)

Encontrado morto na manhã deste domingo 05 de Junho, em Caicó, o poeta cordelista e violeiro Francisco Fernandes da Mota (Chico Mota), de 86 anos de idade. O poeta cometeu suicídio e de acordo com informações de familiares, o corpo foi encontrado pendurado em uma corda, amarrada ao torno do quarto da residência em que morava na rua José Eustáquio, no bairro Paraíba. A familia confirma que Chico Mota vinha se sentindo depressivo, ultimamente.

Chico Mota é um dos pioneiros dos programas de viola do rádio seridoense. Ele apresentava há 48 anos o programa "Violeiros da Rural", desde a fundação da emissora Radio Rural, em 1963. sem contar que é um dos mais antigos e conhecidos violeiros em atividade do Rio grande do Norte. Além disso, fez uma das duplas mais famosas do rádio norte-rio-grandense com o também violeiro e poeta Cícero Nascimento.

Publicou livros e gravou CDs, contando histórias do povo em poesia. Em julho de 2007, Chico Mota foi agraciado com a Comenda de Honra ao Mérito Vila do Príncipe, concedida pela Câmara de Caicó. De temperamento amistoso, bem humorado e militante da cultura popular. A dor na alma foi fatal para o poeta. Chico Mota, como era conhecido no mundo dos repentistas, era pai do ex-vereador Dinarte Mota, do radialista e ex-candidato a vereador, Djalma Mota entre outros filhos. Não era apenas um expoente da cultura do Rio Grande do Norte, era também um bom amigo, bom pai, um grande homem.

Chico Mota

Francisco Fernandes da Mota nasceu aos 23 de outubro de 1924, filho de Henrique Ferreira da Motta e Maria Elvira Fernandes, na Fazenda Dinamarca, município de Catolé do Rocha, Paraíba.

Começou a trabalhar na agricultura aos 10 anos de idade e viveu na zona rural até 1963.


Em 1949, deu início à profissão de violeiro.


Em 1955, na cidade de São Bento (PB), casou-se com Hermínia Joaquina Alves, com quem vive até hoje e que lhe deu uma prole de 10 filhos.


Em 1º de maio de 1963, criou, juntamente com o violeiro-repentista José Soares Sobrinho
(in memorian), o programa de rádio Violeiros do Seridó.

Em sua trajetória como poeta, é autor de vários cordéis e já publicou 3 livros:


  • Veredas Nordestinas
  • Trovas etc. (contos) e
  • Violas e Cantadores

Gravou 5 CDs, sendo 4 em parceria com outros cantadores.

Sócio efetivo do Clube dos Trovadores do Seridó/CTS, ocupa a cadeira número 9, que tem como patrono Júlio César da Câmara. É membro da Academia de Trovas do Rio Grande do Norte - ATRM, ocupante da cadeira número 38, cujo patrono é o acadêmico José Gotardo Emerenciano Neto.


Nos seus 61 anos de repente e aos 85 anos de idade, continuará ativo na memória de todos. Descanse em Paz.


http://violadechicomota.blogspot.com/

Ivanilson Barros Júnior