segunda-feira, 1 de junho de 2009

5ª Semana Municipal do Meio Ambiente de Caicó teve abertura hoje

Semana do Meio-Ambiente teve sua abertura na Câmara Municipal


A Secretaria de Meio-Ambiente abriu nesta segunda-feira (01), a sua programação da Semana do Meio Ambiente -, com o tema "Preservação do Meio-Ambiente: O Futuro se Faz Agora", essa será a 5ª Semana Municipal de Caicó. A abertura do evento foi realizada no auditório da Câmara Municipal de Caicó

Estiveram presentes na abertura: Representantes da prefeitura municipal de Caicó; Representantes de Escolas Municipais; Comandante do 2º Grupamento de Bombeiros Mirins Eduardo Pereira; Secretária de Meio Ambiente Edna Damásio; Secretário geral da ADESE Marcelo; Coordenador do escritório IBA
MA/Caicó Robson Lopes; representante da Diocese de Caicó Pe Costa e o Diretor do Sebrae em Caicó, Pedro Alcântara.

O evento teve a abertura feita pela Secretária de Meio Ambiente Edna Damásio. Logo em seguida foram proferidas duas palestras: uma sobre “A Estação Ecológica do Seridó” discorrida pelo atual Chefe Sr. Juan Marcelo de Oliveira, funcionário do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO. E do Professor da UFRN Douglas Araújo que falou sobre “A importância da Açudagem no Seridó”.

A programação da Semana do Meio Ambiente se estende até o domingo dia 07 de junho, mas durante a semana diversas instituições promoverão eventos dentro da grande da secretária. No dia 04 de junho, quinta-feira, o 2º Pelotão de Bombeiros Mirins Ambietal promove um evento de sensibilização à coleta seletiva do lixo e a arborização dos bairros Penedo e Paraíba. Já a Escola Municipal Frei Damião, de ensino infantil e fundamental estará desenvolvendo ações que visem à melhora do meio ambiente do bairro através da temática da reciclagem. Segundo a Diretora da Escola, Jane Maria “será abordado à reciclagem do lixo no bairro, no sábado (06), haverá uma caminhada e mostraremos à importância em reciclar” diz. E reforça dizendo que o trabalho de reciclagem é um tema importante para o bairro, muitos alunos do colégio são filhos de catadores.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. Mas em Caicó a festa será praticamente feita no sábado (06) com uma grande mobilização de escolas e entidades municipais na Ilha de Santana.

São parceiros do evento: Câmara Municipal, IBAMA, DNOCS, ADESE, EMATER, EMPARN, Estação de Piscicultura, SEBRAE, Batalhão de Polícia Militar de Caicó, Subgrupamento de Bombeiros Mirins, Polícia Ambiental, UFRN - CERES, DIRED, Secretarias Municipais, Igrejas Evangélicas, ICM-BIO/ESEC-Seridó, 1o. BERC e Grupos de Escoteiros.

Ivanilson Barros Júnior

Adamastor Pitaco fez única apresentação do show “o ônzimo” em Caicó



"Quando ouvirem que a risada é imortal, considerem como a mais pura verdade"

Adamastor Pitaco´o lindão’


Conhecido como Adamastor Pitaco “o lindão”, o humorista cearense fez sua única apresentação em Caicó neste domingo (31). A sessão praticamente lotada no Centro Cultural Adjunto Dias teve um público de 230 pessoas. Podiam ser visto na platéia: crianças, pais, adultos, casais e muitos jovens em companhia de amigos.


Com o show intitulado “O ônzimo” e repertório bastante diversificado “o lindão” conta piadas de bêbado; bicha; sogra; criança; e casamento -, tudo isso intercalado com paródias e músicas autorais. Não há um roteiro predefinido das piadas! – como as temáticas são muitas, o público vai às gargalhadas diversas vezes.


A apresentação dura em média 1h, mas em Caicó o show durou 1h20min.


Com poucos eventos culturais em Caicó, essas apresentações são difíceis de conseguir um público considerável -, como a lotação completa do Centro Cultural. Mas juntando a carência de eventos e um show humorístico reconhecido nacionalmente, sempre há quem prestigie.


Ivanilson Barros Júnior