domingo, 24 de maio de 2009

“Feirinha do bairro Vila do Príncipe” homenageia Nossa Senhora de Fátima e atrai visitantes de várias localidades de Caicó



Milhares de pessoas participam da “feirinha” de Nossa Senhora de Fátima

Mais de 4 mil pessoas de diferentes bairros de Caicó acompanharam, na tarde deste domingo 24 de maio, a tradicional “feirinha do bairro Vila do Principe”. O evento faz parte da programação da festa de Nossa Senhora de Fátima, a padroeira do Bairro Vila do Príncipe, Zona Norte de Caicó. O pavilhão da Matriz de Nossa Senhora de Fátima onde acontece à festa ficou lotado, - atraindo muita gente. Com apresentações musicais, serviços de bar e alimentação, a festa novamente mostrou que faz parte do calendário de eventos da cidade. A cada ano tem trazido para o bairro uma quantidade muito grande de jovens.

De acordo com o organizador da festa e sacerdote da Matriz de Nossa Senhora de Fátima, José Alexandre Lopes, cerca de 5 mil a 8 mil pessoas circulam entre as 10h e 23h no pavilhão da festa, durante o dia da “feirinha”. Segundo o sacerdote, “o domingo de festa é um grande evento social não só para o bairro Vila do Príncipe, mas também para os outros sete bairros que compõem a Matriz de Nossa Senhora. Esses bairros juntos somam um total de 26 mil habitantes, quase a metade da cidade, a festa daqui congrega todos esses bairros” explica o sacerdote.

A festa organizada com antecedência pela paróquia e populares do bairro atrai cidadãos de outras localidades de Caicó. A jovem Andreza Guerra, moradora do bairro Paraíba em Caicó, disse que a feirinha do “vila do príncipe” é mais bem organizada e acompanhada pela cidade do que a feirinha da Festa de Nossa Senhora do Rosário, uma das padroeiras de Caicó, Andreza se encontrava na companhia de amigas que concordavam com a opinião dela. Para o músico Erismar Parcellys Dantas, morador do bairro Barra Nova, a Festa de Nossa Senhora de Fátima é uma das mais organizadas de Caicó, “Venho acompanhado de amigos, de minha namorada, e posso dizer que essa é a melhor quermesse de Caicó. A festa aqui é tranqüila e tem uma participação popular muito grande, não vejo isso em outras festas de bairro. Para mim essa festa é a mais organizada”, frisa o músico.

O morador do bairro Recreio Cícero Alcione estava acompanhado de toda a sua família e disse que a feirinha é a melhor parte da festa, “já faz 10 anos que venho, lembro que minha menina de 10 anos tinha acabado de nascer, sei a quantidade de anos que venho por causa da idade dela”.

A festa prossegue com ampla programação até domingo (31), e tem ponto alto das comemorações sexta-feira 29 de maio, quando celebra a novena de homenagem a todos os devotos de Nossa Senhora de Fátima. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal e a segurança está sendo feita pela Policia Militar e a Policia Militar de Trânsito

Clique no link abaixo e veja programação completa da festa
http://docs.google.com/Doc?id=dgtqqbfv_5fchtc6d4&hl=en



Ivanilson Barros Júnior

36ª Exposição Agropecuária do Seridó se fortalece com aumento dos negócios e quantidade de produtos expostos




Solenidade, negócios e fortalecimento da agropecuária do Seridó

A 36ª Exposição Agropecuária do Seridó que está acontecendo no Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel tem um grande volume de participação e movimentação desde sua abertura na sexta feira (22). Criadores, comerciantes de animais, instituições ligadas à agropecuária do estado e população em geral prestigiam o evento. Muitos visitantes aproveitam a diversidade de atrações da feira, que além dos pavilhões de bovinos, caprinos e ovinos, tem concursos e exibições de raças premiadas e de alta genética. Além disso, há serviços de restaurante, alimentação, parque infantil e programação cultural que inclui música.

A estrutura do parque compõe “stands” da Emparn, Emater, e Secretária de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sesap). Esses “stands” mostravam pesquisas e produtos com recentes tecnologias ligados às culturas do campo.

À tarde de sábado que tem como evento principal o “8º Leilão Terra do Leite” é o momento mais esperado da exposição. Promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), que selecionou e disponibilizou vários animais de raças puras que juntos somam um total de 50 lotes da melhor genética do Estado foram fornecidos por alguns dos melhores selecionadores do Rio Grande do Norte.

Marcado para começar às 17h, o leilão só foi iniciado às 20h, pois antes houve uma pequena solenidade de abertura do leilão e também um momento de explanações a respeito dos números das exposições do estado e assuntos relacionados a incentivo, crescimento e fortalecimento da agropecuária do Rio Grande do Norte.

No palco montado foram chamados representantes de várias classes ligadas à agropecuária do estado como a Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), representada pelo presidente José Bezerra de Araújo Júnior e a Associação Norte-rio-grandense de Criadores de Ovinos e Caprinos (Ancoc), representada pelo presidente Orlando Procópio Gadelha. Também presente o representante da Confederação Nacional da Agricultura Flávio Meireles; Secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca Francisco das Chagas Azevedo; Diretor presidente da Emparn Henrique Santana; Prefeito de Caicó Ridalvo Costa; Deputado Federal João Maia e o vice governador do estado Iberê Ferreira de Souza.

Muitos prefeitos da região do Seridó e de outras localidades, e secretários de municípios seridoenses compareceram a esse momento.

Na tarde de hoje (23), segundo Ricardo Valério coordenador de eventos da Secretária Estadual de Agricultura e Pesca (Sape), o evento já ultrapassa a marca dos 3 milhões de reais em negócios e financiamentos feitos pelo Banco do Brasil e Banco do Nordeste. Este ano mais de 2 mil animais estão expostos, entre caprinos, ovinos e bovinos e, todos os currais disponíveis para exposição dos animais foram vendidos.

A 36ª Exposição Agropecuária do Seridó é o maior evento agropecuário da região seridoense e já conta com sua importância para o Seridó trazendo fortalecimento as culturas do homem do campo e dando incremento na economia. O evento segue até amanhã domingo (24).

Ivanilson Barros Júnior