domingo, 3 de maio de 2009

Ilha de Santana aberta e com alguns dedicados aos exercícios físicos




Sozinho, em familia, ou acompanhando, caicoense aproveita espaço da ilha


Os caicoenses não são tão adepto à prática de exercício físico em finais de semana – se tirarmos essa conclusão por esse final de semana, vai ver, estamos um pouco certos disso. Com o final de semana em Caicó regado a festa – muitos cidadãos caicoenses aproveitaram para se divertir a noite, no Caicófest, não freqüentando outros lugares que a cidade oferece como: a Ilha de Santana.


Uma parte apareceu na Ilha de Santana para praticar algum exercício: caminhar, correr, ou apenas andar de bicicleta. Muitos caicoenses no final de semana preferem aproveitar de outra forma, em outros tipos de lazer como: indo a clubes, bares, ou igrejas. Isso se inclui jovens e adultos.


Fui ao final da tarde deste domingo no Complexo Ilha de Santana, e encontrei com poucas pessoas por lá, algumas sozinhas, em família, e casais correndo e caminhando. Outros tantos apenas, deslumbrando o lugar e alguns passantes em conversas.


Entretanto, isso é uma contestação negativa, em saber que o complexo está aberto para esse fim. De uma maneira positiva o caicoense usuflui de lá, em forma contemplativa – e por ser um lugar em harmonia com a natureza.


Ivanilson Barros Júnior

Show da banda Chicabana atrai foliões do Seridó e outras localidades





Foliões se "esbaldam" ao som da banda baiana Chicabana


Uma multidão foi arrastada ontem pelas ruas de Caicó. A banda baiana chicabana – a mais esperada do evento pelos foliões do Caicófest fez um show à parte e, mostrou que têm ritmo, suingue e um vocalista semi, ou quase famoso – devido a sua voz ser comparada a do famoso vocalista do chiclete com banana, Bel Marques.


Ontem, a festa começou tarde. Foliões já reclamavam o atraso da festa, e a ânsia em ver a banda da Bahia se apresentar. Desde 21h, foliões já se concentravam na saída do bloco, que por melhor que tenha sido o percurso, fez muita gente esperar e ficar chateada com a espera de 3 horas. Quando a banda começou, os foliões já tinham esquecido o atraso, mas novamente a produção do evento começa errando, e desrespeitando o folião.


A festa atraiu pessoas de outras cidades: São João do Sabugi, Ipueira, São Fernando, Timbaúba dos Batistas, Brejinho, Acari, Currais Novos, Jardim de Piranhas, Natal e muitas outras. Ontem já se notava uma quantidade maior que a do dia anterior, tanto pela quantidade de pessoas que usava abada, quanto pela quantidade de gente nas ruas da cidade. O percurso foi tranqüilo e muito bom. O bloco “lelé da cuca” desceu a avenida principal da cidade, ao som de chicabana cantando músicas conhecidas e de letras bem populares. O repertório da banda é diversificado, músicas de outros ritmos misturadas ao ritmo de axé, e um suingue parecido aos demais outros grupos já conhecidos, como asa de águia e a famosa, chiclete com banana. A banda vem desde 2006 conquistando espaço nas músicas de axé e, tem sido muito requisitada nos estados do sudeste, chicabana surgiu na cidade de serrinha, estado da Bahia.


Alguns detalhes prejudicaram o percurso, como a corda que insistia em deixar as pessoas presas – por estar pequena demais para tanta gente - e carros que estavam estacionados na rua durante a passagem do trio, isso fez com que muita gente ficasse empurrando ou tivesse que sair do bloco para passar. Impressionante como a produção não pensou em liberar as ruas que davam passagem a bloco. O termino do percurso foi as 04h da manhã, muita gente também reclamou disso, começou tarde, terminou digamos que cedo, ou seja, apenas três horas de show. Ninguém entendeu, mas segundo a organização, ordem judicial para o termino da festa. Final do show muita gente ainda se encontrava concentrado nos “traillers” de lanches do calçadão tentando aproveitar mais ainda uma festa que começou atrasada, mas que compensou pelas três horas de animação e folia.


Ivanilson Barros Júnior