sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Festa de Sant'Anna em Caicó é patrimônio cultural brasileiro

O que era festa tradicional para grande parte dos potiguares, agora é patrimônio de todos os brasileiros. Nesta sxeta-feira (10), a Festa de Sant'Anna de Caicó foi oficialmente incluída na lista de bens que fazem parte da lista de Patrimônio Cultural protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.

A festa, que anualmente apresenta as marcas de Fé, devoção, tradição e alegria por parte dos devotos de Sant'Anna, é quarta manifestação cultural a ser inscrita do Livro das Celebrações como Patrimônio Cultural do Brasil. A primeira celebração registrada foi o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará, em outubro de 2004. A segunda foi a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis, em Goiás, em maio de 2010, e a terceira, o Ritual Yaokwa do Povo Indígena Enawene Nawe, do Mato Grosso, em novembro deste ano.

Ocorrendo em Caicó há mais de 260 anos, a Festa de Sant'Anna reúne diversos rituais religiosos, profanos e outras manifestações culturais. A Festa está enraizada na história de Caicó, remontando a formação da sociedade brasileira no período da colonização.

Anualmente, entre a quinta-feira anterior ao dia 26 de julho, dia de Sant'Ana, até o domingo seguinte, os fiéis participam do gruopo de atividades que fazem a mais tradicional festa do Seridó potiguar, incorporando outras manifestações culturais, com destaque para a produção das comidas típicas e a confecção do artesanato sertanejo, como os famosos bordados do Seridó que chegaram à região pelas mulheres dos colonizadores portugueses.