quinta-feira, 30 de abril de 2009

Tudo representa trabalho


Hoje, dia 01 de maio, dia do trabalho.


O trabalho é um fazer do homem. Só o homem trabalha de todas as espécies animais.

Só o homem se arrisca por um trabalho pesado e perigoso para tirar seu sustento no meio em que vive. Apenas ele, o homem – é capaz de ter a ciência que o trabalho de produção à qual se submete não o deixará ficar sem uma forma viva de representação. O homem em sociedade, só é representativo, apenas no trabalho – no ato de suas ações diárias, no fazer algo, no viver algo no trabalho.

O dia do trabalho representa uma memória de significações intrínsecas ao homem. É no trabalho onde o homem retira suas necessidades básicas de sobrevivência e também boa parte de suas realizações. É nele onde o homem voa – e também sonha. Apenas o ser homem pensa em concretude material a partir do trabalho. Apenas ele, o homem, pensa no trabalho. Devemos entender: Por que precisamos compreender o exercício material ou intelectual e, por que devemos ter a importância em nós do ato do trabalho? Todo nosso tempo é trabalho. O entendimento do tempo dedicado a algo que se classifique como trabalho é a premissa básica.

O dia representa: “o dia do homem trabalhador” – uma memória importante que dedicamos aos nossos atos simbólicos: materiais e intelectuais.


Ivanilson Barros Júnior

Nenhum comentário: