domingo, 24 de maio de 2009

36ª Exposição Agropecuária do Seridó se fortalece com aumento dos negócios e quantidade de produtos expostos




Solenidade, negócios e fortalecimento da agropecuária do Seridó

A 36ª Exposição Agropecuária do Seridó que está acontecendo no Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel tem um grande volume de participação e movimentação desde sua abertura na sexta feira (22). Criadores, comerciantes de animais, instituições ligadas à agropecuária do estado e população em geral prestigiam o evento. Muitos visitantes aproveitam a diversidade de atrações da feira, que além dos pavilhões de bovinos, caprinos e ovinos, tem concursos e exibições de raças premiadas e de alta genética. Além disso, há serviços de restaurante, alimentação, parque infantil e programação cultural que inclui música.

A estrutura do parque compõe “stands” da Emparn, Emater, e Secretária de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sesap). Esses “stands” mostravam pesquisas e produtos com recentes tecnologias ligados às culturas do campo.

À tarde de sábado que tem como evento principal o “8º Leilão Terra do Leite” é o momento mais esperado da exposição. Promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), que selecionou e disponibilizou vários animais de raças puras que juntos somam um total de 50 lotes da melhor genética do Estado foram fornecidos por alguns dos melhores selecionadores do Rio Grande do Norte.

Marcado para começar às 17h, o leilão só foi iniciado às 20h, pois antes houve uma pequena solenidade de abertura do leilão e também um momento de explanações a respeito dos números das exposições do estado e assuntos relacionados a incentivo, crescimento e fortalecimento da agropecuária do Rio Grande do Norte.

No palco montado foram chamados representantes de várias classes ligadas à agropecuária do estado como a Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), representada pelo presidente José Bezerra de Araújo Júnior e a Associação Norte-rio-grandense de Criadores de Ovinos e Caprinos (Ancoc), representada pelo presidente Orlando Procópio Gadelha. Também presente o representante da Confederação Nacional da Agricultura Flávio Meireles; Secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca Francisco das Chagas Azevedo; Diretor presidente da Emparn Henrique Santana; Prefeito de Caicó Ridalvo Costa; Deputado Federal João Maia e o vice governador do estado Iberê Ferreira de Souza.

Muitos prefeitos da região do Seridó e de outras localidades, e secretários de municípios seridoenses compareceram a esse momento.

Na tarde de hoje (23), segundo Ricardo Valério coordenador de eventos da Secretária Estadual de Agricultura e Pesca (Sape), o evento já ultrapassa a marca dos 3 milhões de reais em negócios e financiamentos feitos pelo Banco do Brasil e Banco do Nordeste. Este ano mais de 2 mil animais estão expostos, entre caprinos, ovinos e bovinos e, todos os currais disponíveis para exposição dos animais foram vendidos.

A 36ª Exposição Agropecuária do Seridó é o maior evento agropecuário da região seridoense e já conta com sua importância para o Seridó trazendo fortalecimento as culturas do homem do campo e dando incremento na economia. O evento segue até amanhã domingo (24).

Ivanilson Barros Júnior

Nenhum comentário: